Borboletas

Borboletas

domingo, 25 de setembro de 2011

Aventuras e Descobertas na Ilha da Magia

Rancho de Amor à Ilha

"Um pedacinho de terra,
perdido no mar!...
Num pedacinho de terra,
beleza sem par...
Jamais a natureza
reuniu tanta beleza
jamais algum poeta
teve tanto pra cantar!

Num pedacinho de terra
belezas sem par!
Ilha da moça faceira,
da velha rendeira tradicional
Ilha da velha figueira
onde em tarde fagueira
vou ler meu jornal.
Tua lagoa formosa
ternura de rosa
poema ao luar,
cristal onde a lua vaidosa
sestrosa, dengosa
vem se espelhar..."

Composição: Cláudio Alvim Barbosa ( Zininho )

Produção das crianças sobre a Ponte Hercílio Luz

            Para nortear aos trabalhos do Jardim 5, foi construído (e continua em constantes mudanças) um projeto a partir das observações feitas no grupo. As crianças estavam demonstrando curiosidade em saber onde cada criança do grupo mora, alguns convites para visitas às casas uns dos outros surgiram e junto aos convites as idéias em minha cabeça também começaram a aparecer.
Foi então que o projeto “Aventuras e Descobertas na Ilha da Magia” do Jardim 5 foi criado, com os objetivos de despertar o interesse das crianças pela cultura local, valorizar a identidade coletiva presente em nossa cultura, desenvolver nas crianças a noção de tempo, espaço, lugar e localização, além de contribuir para que cada criança perceba a importância de seu papel e de sua família para a manutenção e preservação da cultura da nossa ilha.
Por meio de pesquisas nos familiarizamos com os pontos turísticos de Florianópolis. As crianças identificaram algumas imagens e contaram histórias de como conheceram determinado lugar, fizemos algumas relações de distância e localização. Percebi que as crianças estavam criando hipóteses em suas cabecinhas e tentando externa-las para o grande grupo. Foram momentos ricos em informações e também de troca.
Partimos para a proposta de visitação nas casas das crianças. Foram momentos de muita ansiedade e esperado pelos nossos pequenos. As datas foram agendadas com antecedência pelas famílias e assim os encaminhamentos para as visitas foram desenvolvidos com muito cuidado para que fosse um momento agradável para todos os envolvidos nessa proposta.
Depois da data marcada a criança juntamente com a ajuda da família ficou encarregada de construir um mapa para que as outras crianças do Jardim 5 conseguissem chegar até sua casa. Essa parte do processo é bastante significativa, pois é nessa construção do mapa que a criança tem um olhar mais atento para o percurso de sua casa até a Escola dos Sonhos. Quando o mapa ficava pronto e a criança o trazia para a escola, uma sensação de que a visita estava próxima era despertada nas crianças, e assim as atenções eram voltadas para o percurso que elas fariam até chegar à casa, quanto tempo levariam e quantos dias faltavam. Com todas essas situações despertadas em sala, conseguimos ampliar os objetivos da proposta inicial e trabalhar diferentes linguagens em nosso cotidiano.
Chega o dia tão esperado! Um turbilhão de sensações... As crianças chegam na escola com a euforia estampada em seus rostinhos. Algumas visitas foram feitas de carro outras fomos caminhando, sendo o trajeto feito com muitos comentários sobre o mapa. A parceria das famílias foi indispensável e importantíssima para o desenvolvimento dessa proposta, pois foram essas famílias que se disponibilizaram em nos receber com todo o carinho, preparando um espaço agradável com brinquedos e brincadeiras, um delicioso lanche e lidando com a ansiedade e expectativa de sua criança.
 As visitas nos proporcionaram momentos de aventuras e descobertas, pois as crianças saíram do espaço da escola, conheceram novos lugares e contextos familiares. Isso é cultura! Cada criança traz consigo uma bagagem cultural rica que precisava ser conhecida mais profundamente e socializada, assim como cada família tinha algo a mais a nos oferecer. Ao voltarmos dessas visitas não éramos mais os mesmos, pois trouxemos conosco algo novo e especial que aprendemos. A partir de todas essas vivências estamos construindo um livro para que fique registrada por desenhos, falas e fotos todas essas conquistas.

                Casa da Clara                                               Casa da Julia

   
                     Casa do Bernardo                                       Casa do Estevão

                              
                                                          Casa do Gabriel

  Explorando mais um pouquinho da cultura local estamos com a co-proposta da brincadeira do boi-de-mamão que é bastante presente na cultura dos manezinhos. Começamos conhecendo a sua origem e algumas histórias. Como as crianças demonstraram bastante interesse resgatamos os animais do boi-de-mamão que têm na escola e os reformamos. Para completar a brincadeira construímos a Maricota com material reciclável.

Reformando o boi-de-mamão

Personagens do boi-de-mamão prontos


E começou a brincadeira...
“...esse boi é de mamão, faz a tua obrigação
Vem cá meu boi, vem cá...”


Brincando com o boi-de-mamão
Como dizem as crianças do Jardim 5: “Deu! É isso.”

Atenciosamente,
Professora Karine

Um comentário:

  1. Prof Karine adorei nós aí!!!
    Parabéns Escola dos sonhos,
    Um beijo do mais lindo do Jardim 5,
    Bernardo.

    ResponderExcluir